NOTÍCIAS

12-SET-2017

Audiências do PPA reúne moradores das comunidades rurais no Costa e Caldeirão

#Administração 12 DE SETEMBRO DE 2017

Fotos (Ascom-PMC)


Os moradores dos sítios Costa, Caldeirão e de mais 17 comunidades rurais do Cedro participaram das audiências públicas para a discussão das metas e prioridades da administração na construção do Plano Plurianual (PPA). Os encontros aconteceram nessa segunda-feira (11-09) na sede da associação dos agricultores no sítio Costa, durante a manhã, e na Escola Manoel Cláudio Sidrim, no sítio Caldeirão, à tarde.

As audiências do PPA vêm acontecendo desde o início do mês e fazem parte do processo de elaboração do plano, instrumento de planejamento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pelos próximos quatro anos (2018-2021).

As mesas de discussão foram abertas com falas do prefeito Antonio Leite, nas duas audiências. Ele destacou as principais ações dos seus oito meses de gestão e pediu a participação dos moradores para a construção do Plano. "A comunidade é quem deve apontar as prioridades, pois cada morador conhece de perto a realidade de seu sítio. Precisamos da participação de todos para que as melhorias possam ser implantadas ao longo dos próximos anos", disse.

O gestor ainda afirmou que o investimento na educação é prioridade em sua administração e lembrou da reforma das escolas municipais, ação que beneficiou 14 unidades de ensino da sede e da zona rural, inclusive a escola Manoel Marculino Pereira no sítio Costa. "Hoje os cedrenses veem uma outra realidade nos prédios das escolas. Algumas não tinham nem muros ou água encanada, e hoje o piso cerâmico já é uma realidade nos ambientes de ensino", destacou.

Os secretários e coordenadores presentes nas audiências fizeram abordagens individuais sobre suas pastas e adiantaram as metas para os próximos quatro anos de gestão. A audiência pública também contou com a participação ativa dos presidentes de Associações Rurais e Lideranças Comunitárias.

Os moradores receberam formulários impressos e anotaram as sugestões em obras e ações para o PPA. Também foi aberto um fórum de discussão para que a população apresentasse os problemas e discutisse em conjunto possíveis soluções.

A reclamação mais recorrente diz respeito ao sistema de abastecimento de água de algumas comunidades. O presidente da Associação do Sítio Brejão, José Eudes, solicitou que fosse incluso no PPA a perfuração de um poço artesiano para a comunidade. Já o presidente da Associação do Sítio Papa Mel, Julião Cândido, pediu a ampliação do abastecimento de água na comunidade e agradeceu ao prefeito pelas manutenções realizadas pela prefeitura nos poços artesianos das comunidades rurais do município.

Antonio Leite ouviu atentamente as falas dos moradores e se colocou à disposição para solucionar os problemas. Afirmou ainda que irá tratar a questão do abastecimento de água da zona rural como prioridade, buscando, nas condições financeiras do município, atender às solicitações dos moradores dessas comunidades.

O prefeito ainda enfatizou a perfuração de um poço artesiano no sítio Caldeirão, obra em fase de conclusão que vai beneficiar toda a comunidade. "Nos próximos dias o poço começa a entrar em operação, ajudando dezenas de famílias a superar o problema da falta de água", disse o prefeito, afirmando que realiza um sonho ao levar água para as torneiras dos moradores do Caldeirão.

Antonio Leite aproveitou a ocasião da audiência no sítio Costa e anunciou que em breve será finalizada a instalação de uma cadeira odontológica na Unidade Básica de Saúde daquela comunidade. O equipamento era uma das principais reivindicações dos moradores e foi adquirido pela prefeitura no início de Agosto. "Agora os moradores do sítio Costa e das comunidades circunvizinhas não vão mais precisar se deslocar para a zona urbana, porque todos os procedimentos serão oferecidos aqui mesmo", disse o prefeito.

As audiências públicas dessa segunda-feira mobilizou os moradores das seguintes comunidades: Costa, Caldeirão, Bodes, Bonito, Papa Mel, Angico, Lagoa Coberta, Lagoa Rasa, Lages, Dourado, Brejão, Reis, Ameixa, Forno Velho, Croatá, Recanto, Quina-quina, Massapê e Lagoas.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 9 dia(s)

Prosperidade no Campo: Cedro Anuncia Liberação de Recursos do Garantia Safra

Injeção de R$ 680.400,00 na Economia Local Beneficia 567 Agricultores Familiares

#Educação Há 20 dia(s)

Resultados Finais do Programa Bolsa Universitária 2024.1 Divulgados

Estudantes contemplados, Vejam Como Consultar os Resultados Online ou Presencialmente

#Educação Há 24 dia(s)

Resultado Preliminar do Programa Bolsa Universitária 2024.1

Confira a lista dos estudantes selecionados no site ou pela Secretaria Municipal de Educação

#Educação Há 30 dia(s)

Curso de Libras Avançado: uma oportunidade de formação e inclusão em Cedro

Prefeitura abre inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento em Língua Brasileira de Sinais

#AssistênciaSocial Há 31 dia(s)

Secretaria de Assistência Social está realizando a entrega de 1° e 2° via de identidade

Saiba como e onde retirar a sua 1° ou 2° via do RG expedida em dezembro de 2023

#Educação Há 34 dia(s)

Bem-vindos ao ano letivo 2024: uma jornada de esperança e educação

A Secretaria de Educação de Cedro convida todos os estudantes, famílias e profissionais da educação a se unirem por um futuro melhor e mais justo.

#Educação Há 36 dia(s)

Abertura do Edital de Bolsa Universitária para Estudantes em Vulnerabilidade Socioeconômica em Cedro/PE

“A Prefeitura Municipal de Cedro, através da Secretaria de Educação, convida estudantes universitários a se candidatarem ao Edital N° 01/2024.1 para o primeiro semestre de 2024.

#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Prefeitura de Cedro-PE convoca famílias para atualizar Cadastro Único

Revisão Cadastral visa garantir benefícios sociais e evitar bloqueios

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito