NOTÍCIAS

20-SET-2017

Prefeitura coleta propostas da população na última audiência pública do PPA

#Administração 20 DE SETEMBRO DE 2017

Fotos (Ascom-PMC)


Com foco no planejamento do orçamento municipal dos próximos quatro anos, e visando melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura do Cedro realizou nessa segunda-feira (18-09) no Centro de atividades econômicas (CAE) a última Audiência Pública do PPA, das cinco que haviam sido planejadas. Os encontros são fundamentais para a elaboração do PPA (Plano Plurianual 2018-2021), garantindo ao cidadão a possibilidade de construir o orçamento do município de forma participativa. Previsto na Constituição Federal, o PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública, organizando as ações do governo em programas de bens e serviços para a população.

A audiência também colocou em discussão os caminhos para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento pelo qual o governo municipal, junto da população, estabelece as principais diretrizes e metas da Administração Pública para o exercício financeiro do próximo ano (2018).

O evento contou com a presença dos secretários de governo; membros de conselhos municipais; presidentes de associações; líderes sindicais; representantes de escolas municipais, estaduais e da rede privada; servidores do município e de outros segmentos da sociedade civil organizada. O 1º Secretário da Câmara, vereador José Galvão, também compareceu no evento e representou o legislativo municipal.

Em sua fala de abertura, o prefeito Antonio Leite lembrou das audiências já realizadas na zona rural. "Nunca antes o povo participou tão ativamente do processo de elaboração desse plano. Por todas as comunidades rurais que passamos percebemos que a população precisa ser ouvida, só assim conseguiremos atender, na medida do possível, as necessidades de cada localidade", pontuou o gestor.

O prefeito deu ênfase às ações dos primeiros nove meses de gestão, pontuando a reforma de 14 escolas municipais; do Centro de Atividades Econômicas (CAE); dos PSFs; a revitalização da quadra de esportes "O Tavarão" e do estádio "O Camilão"; o investimento para a melhoria na qualidade da merenda escolar; a criação do programa Bolsa Universitária; a estruturação da nova casa do TFD em Recife; aquisição de novos equipamentos para as unidades de saúde; aumento na oferta de exames; aquisição de novo veículo para atender as necessidades da secretaria de saúde; ampliação da coleta do lixo, feita agora por dois caminhões compactadores, dentre outras ações.

Após a fala do gestor, os secretários apresentaram as ações de suas pastas e pontuaram propostas para o PPA. Os demais presentes receberam formulários impressos e anotaram as sugestões em obras e ações para o Plano. Também foi aberto um fórum de discussão para que a população apresentasse os problemas do município e discutisse em conjunto as possíveis soluções.

Durante a audiência os participantes se dividiram em grupos para formular propostas com vistas ao aperfeiçoamento de quatro eixos no município: Eixo Social, Eixo Econômico, Eixo Infraestrutura e Ambiente e Eixo Gestão e Governança.

Foram apresentadas e socializadas propostas englobando todos os setores da administração, visando um desenvolvimento amplo para o Cedro nos próximos anos.

A Audiência Pública da última segunda-feira encerra a maratona de encontros promovidos desde o início do mês em quatro comunidades rurais, uma ação legal e transparente da Prefeitura do Cedro, objetivando definir as prioridades e metas da administração pública para os próximos quatro anos, promovendo participação popular e garantindo a democracia.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 10 dia(s)

Prosperidade no Campo: Cedro Anuncia Liberação de Recursos do Garantia Safra

Injeção de R$ 680.400,00 na Economia Local Beneficia 567 Agricultores Familiares

#Educação Há 21 dia(s)

Resultados Finais do Programa Bolsa Universitária 2024.1 Divulgados

Estudantes contemplados, Vejam Como Consultar os Resultados Online ou Presencialmente

#Educação Há 25 dia(s)

Resultado Preliminar do Programa Bolsa Universitária 2024.1

Confira a lista dos estudantes selecionados no site ou pela Secretaria Municipal de Educação

#Educação Há 31 dia(s)

Curso de Libras Avançado: uma oportunidade de formação e inclusão em Cedro

Prefeitura abre inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento em Língua Brasileira de Sinais

#AssistênciaSocial Há 32 dia(s)

Secretaria de Assistência Social está realizando a entrega de 1° e 2° via de identidade

Saiba como e onde retirar a sua 1° ou 2° via do RG expedida em dezembro de 2023

#Educação Há 35 dia(s)

Bem-vindos ao ano letivo 2024: uma jornada de esperança e educação

A Secretaria de Educação de Cedro convida todos os estudantes, famílias e profissionais da educação a se unirem por um futuro melhor e mais justo.

#Educação Há 37 dia(s)

Abertura do Edital de Bolsa Universitária para Estudantes em Vulnerabilidade Socioeconômica em Cedro/PE

“A Prefeitura Municipal de Cedro, através da Secretaria de Educação, convida estudantes universitários a se candidatarem ao Edital N° 01/2024.1 para o primeiro semestre de 2024.

#AssistênciaSocial Há 38 dia(s)

Prefeitura de Cedro-PE convoca famílias para atualizar Cadastro Único

Revisão Cadastral visa garantir benefícios sociais e evitar bloqueios

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito