NOTÍCIAS

16-FEV-2018

Cedro é o primeiro município contemplado com o PROERD em 2018

#AssistênciaSocial 16 DE FEVEREIRO DE 2018

Fotos (Ascom-PMC)


Uma reunião entre representantes do 8º Batalhão de Polícia Militar e membros do poder público municipal confirmou a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD em Cedro. O município será o primeiro a ser contemplado com a ação em 2018.

O PROERD é um curso no ambiente escolar ministrado por policiais do Núcleo de Prevenção à Violência -NUPREV envolvendo crianças na faixa etária dos 9 aos 12, concentrando na 4ª série do ensino fundamental. O curso discute com os pais e alunos questões relacionadas ao combate e prevenção às drogas e à violência. Um dos principais objetivos do curso é desenvolver a cultura da Paz na prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescentes. O corpo de instrutores do PROERD é composto por policiais militares voluntários ligados ao NUPREV Sertão.

"Já tínhamos visitado o Cedro em dezembro do ano passado para amadurecer a ideia. Na ocasião, o gestor demonstrou muito interesse e prometeu dar suporte para a implantação do PROERD no município. Isso foi decisivo para essa parceria se concretizar", destacou Capitão Fábio, membro do NUPREV sertão.

Conforme a Coordenadora do CREAS, Rosângela Figueiredo, o curso começará a ser ministrado já no próximo mês e será ofertado a mais de 300 alunos do ensino fundamental nas escolas do município. "A implantação do PROERD demonstra a nossa preocupação em criar ferramentas de prevenção ao uso de drogas. Esse é o grande objetivo desta parceria" ressaltou Rosângela. Ainda conforme a coordenadora, a ação de combate ao uso de entorpecentes entre os jovens será desenvolvida em rede, com a participação de todas as secretarias municipais e dos órgãos de proteção, como Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente.

REUNIÃO DEZEMBRO/2017

No fim do ano passado, a gestão municipal se reuniu com representantes do NUPREV para discutir ações de combate ao uso de drogas entre os jovens do município. Na ocasião foi firmado um pacto na presença do prefeito do município Antonio Leite, da Coordenadora do CREAS Rosângela Carlos, da Secretária de Assistência Social Rosilene Sousa e da equipe do NUPREV, representada por Capitão Fábio, Cabo Carvalho e Cabo Espedito.

O prefeito Antonio Leite ressaltou a importância de ações preventivas ao uso de drogas. "Esse trabalho se faz ainda mais necessário quando falamos e crianças e adolescentes, pois é nessa fase que elas podem estar mais vulneráveis a isso", disse. O gestor comemorou o acordo e agradeceu a parceria com o NUPREV Sertão, colocando a prefeitura à disposição para colaborar com as ações do PROERD em Cedro.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

O CURSO

O PROERD é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças na faixa etária dos 9 aos 12, concentrando na 4ª série do ensino fundamental. O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dezessete semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxílio de material desenvolvido especialmente para o Proerd, tendo por base uma Cartilha, onde o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados autoestima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.

A atuação dos Instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial comunidade, dentro do modelo de Gestão Integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana.

Tais fundamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, mostrando para todos que para se obter sucesso na vida não existe a necessidade de se experimentar álcool e drogas, como muitas mensagens que chegam às crianças procuram mostrar.

Fonte: Secretaria de Defesa Social (SDS-PE)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 1 dia(s)

Benefícios do Garantia Safra Liberados para Agricultores de Cedro

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente anuncia a liberação dos pagamentos de abril e convida os beneficiários a conferirem a disponibilidade.

#AssistênciaSocial Há 9 dia(s)

Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social anunciam a liberação de +19 benefícios para famílias carentes

fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento social do município.

#AssistênciaSocial Há 10 dia(s)

Atenção Beneficiários do Bolsa Família!

Lembre-se de cumprir com os compromissos necessários para garantir a continuidade do seu benefício.

#Agricultura Há 31 dia(s)

Prosperidade no Campo: Cedro Anuncia Liberação de Recursos do Garantia Safra

Injeção de R$ 680.400,00 na Economia Local Beneficia 567 Agricultores Familiares

#Educação Há 42 dia(s)

Resultados Finais do Programa Bolsa Universitária 2024.1 Divulgados

Estudantes contemplados, Vejam Como Consultar os Resultados Online ou Presencialmente

#Educação Há 46 dia(s)

Resultado Preliminar do Programa Bolsa Universitária 2024.1

Confira a lista dos estudantes selecionados no site ou pela Secretaria Municipal de Educação

#Educação Há 52 dia(s)

Curso de Libras Avançado: uma oportunidade de formação e inclusão em Cedro

Prefeitura abre inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento em Língua Brasileira de Sinais

#AssistênciaSocial Há 53 dia(s)

Secretaria de Assistência Social está realizando a entrega de 1° e 2° via de identidade

Saiba como e onde retirar a sua 1° ou 2° via do RG expedida em dezembro de 2023

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito