CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Mulher 29/04/2024 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES Corrida pela Igualdade: Andreia Leandro Unindo passos em direção ao empoderamento no 1º Desafio Feminino de Cedro
#Mulher 17/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Semana do Bebê e o Agosto Dourado Encontro com as gestantes e lactantes do nosso município. No momento foi apresentado as fases da gestação, a importância, os benefícios e técnicas do aleitamento materno.
#Mulher 04/08/2022 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES Campanha “AGOSTO LILÁS” 2022, mês de combate e conscientização à violência contra a mulher “Maria da Penha vai à escola: educar para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher” e promover e divulgar a Lei Maria da Penha.
#Mulher 20/05/2022 SECRETARIA DE JUVENTUDE, CULTURA E ESPORTES FÓRUM ESTADUAL DOS ORGANISMOS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES Com participação da Secretária do estado de Pernambuco Dra. Ana Elisa Sobreira, a Deputada Estadual e Delegada Gleide Ângelo e todas as Coordenadoras Regionais.
#Mulher 31/03/2022 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES COMEMORAÇÃO DIA DA MULHER
#Mulher 07/03/2022 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES PROGRAMAÇÃO SEMANA DA MULHER
#Mulher 07/03/2022 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES PROGRAMAÇÃO 8 DE MARÇO
#Mulher 06/08/2021 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES Esclarecimento nas redes sociais sobre a Lei Maria da Penha.
#Mulher 06/08/2021 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES AGOSTO LILÁS
#Mulher 22/07/2021 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES AGOSTO LILÁS
#Mulher 09/06/2021 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES COORDENADORIA DA MULHER ATENDIMENTO AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
#Mulher 30/10/2019 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES Cedrenses participam da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres As mulheres cedrenses estão bem representadas na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, que iniciou-se neste dia 30 de Outubro, em Gravatá, Pernambuco. A Coordenadora Municipal das Mulheres de Cedro, Josicleide Paulo e a Fisioterapeuta e militante das causas femininas, Dayane Alves são as vozes das mulheres do Cedro no evento, que conta com a presença de pernambucanas das 185 cidades do estado, a abertura oficial do evento foi realizada na noite desta quarta-feira (30), no Hotel Cannarius, e segue durante todo o dia desta quinta (31). Esta é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher - SecMulher-PE e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco - Cedim-PE.
A temática escolhido foi “Mulher e Democracia: Uma Agenda de Luta por Direitos Iguais” e o encontro tem o objetivo de reunir as propostas que foram debatidas nas conferências municipais, em todo o estado, com representantes da sociedade civil, dos governos municipais e de órgãos não governamentais. A conferência estadual, que acontece a cada quatro anos, analisa estas propostas e as coloca em votação para a formulação de metas que servirão de norte para as políticas públicas voltadas para o público feminino no próximo quadriênio. O momento é de propor políticas mais inclusivas para as mulheres nos espaços de poder e no controle social, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, autonomia econômica, educação inclusiva, não sexista, não racista, não lesbofóbica, não transfóbica e laica, saúde, direitos reprodutivos e direitos das mulheres a cidades mais seguras e inclusivas.
Participaram da abertura, os chefes de estado, prefeitas, prefeitos, representantes dos poderes legislativo, judiciário, além de 602 delegados e delegadas, que são aquelas pessoas eleitas nas conferências municiais e que terão poder de voto na hora de decidir as melhores propostas apresentadas no estado. As ideias são apresentadas, analisadas e votadas, em diferentes grupos reunidos de acordo com os eixos temáticos da conferência. Após a fase estadual, é realizada a conferência nacional, que está prevista para acontecer em Brasília, nas datas de 24 a 27 de novembro.
#Mulher 01/10/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA Outubro rosa Dedicado à prevenção do câncer de mama.
#Mulher 01/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Gestantes são presenteadas com book fotográfico Uma ótima ideia e bastante boa vontade. São com esses dois elementos que as equipe das unidades básicas de saúde (UBS) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) colocaram em prática um projeto que está beneficiando as gestantes do município de Cedro. O objetivo é elevar a autoestima das mulheres e fortalecer o vínculo da mãe com o bebê por meio do registro fotográfico da gravidez.
Tudo começou quando as equipes perceberam que poderiam fazer algo a mais para ajudar suas pacientes a lidar melhor com a própria gestação.

A ideia do projeto é sortear um book fotográfico entre as gestantes que realizam o acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde do município e que são integrantes de algum grupo de gestante nas UBSs. “Além de resgatar a autoestima, as gestantes podem ter registrado para sempre este momento especial na vida de toda mulher, que é a maternidade”, destaca o enfermeiro Ênio dos Santos, da UBS 3.

O coordenador do NASF, Rômulo Sueudo, explica que as fotos e a entrega do álbum estão sendo realizados em todas as Unidades de Saúde e a escolha da paciente é feita através de sorteio. “As exigências são que a gestante faça o acompanhamento pré-natal corretamente, para garantir que mãe e bebê estejam em boa condição de saúde e tudo corra bem no parto e que participem das atividades educativas realizadas pela equipe da UBS”, frisa o coordenador.

Nesta quarta-feira (01), foi a vez da futura mamãe de Yalles Lorenzzo, a simpática Aidna Souza, que foi a sorteada dentre as participantes do grupo de gestantes da UBS III, localizada na Rua Maria Ernestina. Ela fez o ensaio fotógrafo na Chácara Inocêncio e recebeu o álbum fotográfico para guardar o lindo registro.

Esse é o terceiro book já entregue, desde 2017, quando o projeto teve início e é um esforço coletivo para que tudo aconteça. As roupas são das próprias gestantes. A cabeleireira da Secretaria de Assistência Social Socorro Nascimento, colabora na arrumação do cabelo das modelos. Quem faz as maquiagens é a professora da Creche Padre Lino, Ângela Vital. As fotos são feitas pelo fotógrafo Lucivan Oliveira e as diversas famílias cedem o local para a realização do book. “Cada um tem um papel muito importante, inclusive todos os profissionais de saúde das UBSs se envolvem no projeto”, enfatiza a enfermeira da UBS V, Renata Santana.
#Mulher 26/02/2018 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES Prefeitura do Cedro promoverá II Semana da Mulher
O dia internacional das mulheres será comemorado em 08 de março, mas a prefeitura do Cedro, através da Coordenadoria Municipal das Mulheres, prepara uma semana inteira de atividades dedicada as mulheres cedrenses. De 05 a 09 de março será promovida a II edição da Semana da Mulher, com palestras, atendimentos em unidades de saúde, atividades culturais, esportivas e uma novidade: neste ano o encerramento acontecerá com uma festa aberta ao público na avenida Francisco Filgueira Sampaio, com shows de Chiquinho do Forró, Banda pegada elevada e da cantora Érica Diniz.

De acordo com a Coordenadora Municipal das Mulheres, Josicleide Paulo, o evento está sendo organizado por todas as secretarias municipais e sindicatos rurais. "Teremos a contribuição de todos os setores da administração e de entidades representativas, o que faz com que aumente a diversidade de serviços que serão ofertados às mulheres", disse.

Conforme a coordenadora, o objetivo do evento é colocar a mulher cedrense em evidência, através da desconstrução de preconceitos e promoção de discussões sobre papel feminino na sociedade. "Nós queremos desenvolver uma política de dar mais condições à mulher, de melhoria de vida, para tirar esse preconceito que há no nosso dia-a-dia, e que muitas vezes é repassado pelas próprias mulheres por falta de informação, conhecimento", disse.

O prefeito Antonio Leite expressou entusiasmo com mais uma edição da Semana da Mulher. “Tudo está sendo planejado para que tenhamos um evento ainda melhor do que o do ano passado, que já ficou na história. Estamos preparando tudo de coração, por que a nossa gestão valoriza as mulheres e sabe a importância de todas elas para a construção da sociedade que queremos, pautada no respeito e igualdade”, disse o gestor.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro
#Mulher 17/11/2017 COORDENADORIA MUNICIPAL DAS MULHERES Concurso literário para mulheres idosas é lançado em Cedro
O Prêmio Literário da Mulher Idosa - Anita Paes Barreto - 1ª Edição foi apresentado oficialmente em Cedro, durante um evento promovido pela Coordenadoria da Mulher na última terça-feira (14-11), na Câmara de Vereadores. O momento contou com apresentações culturais, socialização de poemas, contos e palestra abordando o empoderamento feminino, com a psicóloga Mirian Souza. O evento foi prestigiado por Secretários Municipais e pela equipe do governo municipal.


A Coordenadora Municipal da Mulher Josicleide Paulo explicou que o concurso é dividido nas categorias contos e poemas, voltado para as mulheres idosas a partir de 60 anos de idade. Ela acrescentou também que o governo do estado vai premiar o melhor conto e o melhor poema com um valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).


Os textos devem abordar questões do Gênero Feminino. As inscrições podem ser feitas até o dia 01 de dezembro de 2017, pelo site: gov.br>. As interessadas devem preencher a ficha de inscrição, anexar a produção literária (conto ou poema digitado), assim como a cópia da identidade e do CPF e dois comprovantes de residência (é preciso provar que mora em Pernambuco há pelo menos um ano).


As interessadas em participar do concurso que tiverem alguma dúvida podem procurar esclarecimentos na Coordenadoria da Mulher, situada na rua sete de setembro, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.


Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro
www.cedro.pe.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 16:58:06