NOTÍCIAS

12-ABR-2023

História DO MUNICÍPIO DE CEDRO/PE

#Administração POR BRUNO 12 DE ABRIL DE 2023

Breve Histórico

Dos primeiros habitantes

A chegada dos primeiros habitantes em Cedro ocorreu na segunda metade do século XIX com a vinda para estas terras dos irmãos Francisco Inácio Leite e Joaquim Inácio Leite, ao que tudo indica,provenientes da cidade de Conceição do Piancó, estado da Paraíba. Francisco não chegou a fixar residência aqui, deslocando-se para o Sítio Bezerros, também município de Serrita, onde ainda hoje residem seus descendentes, enquanto Joaquim aqui permaneceu constituindo a sua família. Joaquim era casado com a senhora Joaquina Jacinta de Vasconcelos. Dessa união nasceram os filhos: Manoel Joaquim Leite, José Joaquim Leite(Zuza), Pedro Inácio Leite, Antonio Inácio Leite, Joaquim Inácio Leite(Joaquim Padre), Cícero Inácio Leite, Sena Inácio Leite, Jacinta Inácio de Vasconcelos.

2. Da fundação do Povoado

O núcleo de povoamento da cidade de Cedro deve-se, primordialmente a diversas ações protagonizadas pelo Professor Manoel Joaquim Leite. Dentre elas enumeramos: a) a sua atitude em disponibilizar aos habitantes da região que a sua própria residência servisse como "capela" onde eram celebradas missas, casamentos e batizados. (Na própria casa havia um cômodo destinado exclusivamente para o padre quando vinha para a localidade). b) a sua disponibilidade em lecionar, também aí na própria residência, às primeiras lições para as crianças e adolescentes da região. c) a construção, sob sua liderança, da primeira capela em 1913; d) a construção, também sob sua liderança, do primeiro cemitério em 1916. e) A instalação de um engenho de cana,( nas imediações da atual rua do Engenho Velho); f) a instalação de uma casa de farinha e de uma bolandeira(descaroçadeira de algodão) as quais ladeavam a sua casa. g) A boa acolhida em sua residência, aos tropeiros, romeiros e viajantes que vindos dos altos sertões, dirigindo-se ao Ceará, aqui abrigavam-se recobrando as forças para a travessia da serra.

Profundamente religioso e extremamente solidário, Manoel estava sempre pronto para servir ao próximo, procurando contribuir para a melhoria de vida do povo da sua comunidade. De espírito empreendedor, não se contentava lidar com apenas uma atividade. Foi ao mesmo tempo: professor, agricultor, agrimensor, líder comunitário e vereador pelo município de Serrita, integrando a primeira legislatura daquele município. Eis aqui os motivos pelos quais aponta-se o Professor Manoel Joaquim Leite como Fundador de Cedro.

Após a morte de Manoel, assume o seu lugar, na liderança local, o seu filho Francisco de Assis Leite, conhecido também como Chico Leite ou, simplesmente, Seu Leite. Coube a ele continuar a exercer a profissão de agrimensor e a de representante da comunidade (também foi vereador pelo município de Serrita), assim como fora seu pai. Sob a sua liderança foi construída a 2ª capela (iniciada em 1934 e concluída em 1937), além da sua participação em momentos importantes para o desenvolvimento do município.

3. Da denominação do município

Há duas versões para a denominação deste local de "Cedro". Na primeira versão, conta-se que no local onde hoje está edificada a Igreja Matriz, havia uma frondosa árvore de Cedro onde para lá muitos se dirigiam dizendo: "vou ao pé-de Cedro", "vou ao cedro" Outros se referindo a quem estava lá, diziam: "fulano está no pé-decedro", "está no cedro". Na segunda versão, que necessariamente não exclui a primeira, conta-se que nessa época havia árvores de cedro em abundância, sendo a referência feita ao local também por conta deste fato.

4. Da emancipação política

Em 1963, Cedro consegue sua emancipação política, desmembrando-se do município de Serrita. A Lei estadual nº 4963 de 20 de Dezembro de 1963 elevara a então Vila de Cedro à categoria de cidade, criando o município de Cedro. Era a concretização de um sonho do seu povo, um velho anseio da sua gente que sob a liderança do Senhor José Urias Novaes, grande responsável pela emancipação, e a participação de outras lideranças locais, dentre elas os Senhores José Nelson Barros, Francisco de Assis Lite e Eliziário Inácio Cavalcante, finalmente tornara-se realidade. A instalação do município se deu no dia 18 de maio de 1964, tendo sido nomeado como primeiro prefeito o Sr. GUMERCINDO DA SILVA BEM que governou interinamente até a posse do primeiro prefeito eleito o Senhor JOSÉ URIAS NOVAES.

5. RELAÇÃO DE PREFEITOS DE CEDRO

GUMERCINDO DA SILVA BEM - (18 de maio de 1964 a 28 de maio de 1965.)

JOSÉ URIAS NOVAES - A primeira eleição ocorreu em 21 de abril de 1965 tendo sido eleito, como candidato único, o Senhor José Urias Novaes que governou de 1965 até 30 de janeiro de 1970.

ELIZIÁRIO INÁCIO CAVALCANTE - também candidato único, que governou no triênio de 31 de janeiro de 1970 a 30 de janeiro de 1973.

JOSÉ URIAS NOVAES - eleito para o mandato de 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977. (Com a sua morte em 19 de julho 75, assume a prefeitura o seu vice Manoel Tavares da Cruz).

MANUEL TAVARES DA CRUZ - julho de 1975 a 31 de janeiro de 1977.

JOSÉ ARLINDO LEITE - 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983.

MANOEL TAVARES CRUZ - 31 de janeiro de 1983 a 31 de dezembro 1988.

LUIZ JOAQUIM MATIAS - 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992.

MANOEL TAVARES DA CRUZ - 01 de janeiro 1993 a 31 de Janeiro de 1998.

LUIZ JOAQUIM MATIAS - 01 de Janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 2000.

FRANCISCO IDÍLIO DO NASCIMENTO - 01 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.

JOSÉ MARCONDES NELSON FILHO - 01 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2007.

JOSENILDO LEITE SOARES - 01 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012/ 01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2015.

ANTONIO INOCÊNCIO LEITE - 01 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2020.

MARLY QUENTAL DA CRUZ LEITE (1ª MULHER CEDRENSE A ASSUMIR A FUNÇÃO DE PREFEITA DO MUNICÍPIO) - 01 de janeiro de 2021 até os dias atuais.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#cedro Hoje

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#COMUNICADO Há 4 dia(s)

COMUNICADO

Feirantes de animais e a população em geral, a feira desses animais, a partir da próxima semana, acontecerá no antigo matadouro público.

#COMUNICADO Há 15 dia(s)

COMUNICADO IMPORTANTE

#Administração Há 48 dia(s)

FERIADOS MUNICIPAIS 2023

Fica estabelecido o calendário de feriados referente ao ano de 2023, os quais recairão n [...]

#Administração Há 48 dia(s)

Datas Comemorativas

DATAS COMEMORATIVAS DO MUNICÍPIO JANEIRO DATA EVENTO FUNDAMENTO [...]

#Agricultura Há 137 dia(s)

Receberam sementes do governo do estado para serem entregues aos presidentes das associações do município.

Posteriormente os mesmos distribuírem aos seus associados, gerando assim mais economia para o município e fortalecendo cada vez mais a agricultura familiar.

#Agricultura Há 138 dia(s)

Iniciou-se na última quinta-feira, 12 de janeiro, a entrega dos boletos do programa Garantia Safra 2022-2023

A entrega está sendo feita por funcionários da referida secretaria das 8:00hrs da manhã até as 15:00hrs da tarde.

#Agricultura Há 139 dia(s)

Reuniram-se para homologar os cadastros do programa Garantia Safra 2022/2023

Após a homologação, já iniciou-se a impressão dos boletos para serem entregues aos agricultores que se enquadram nos requisitos do programa.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito